Liquido Penetrante

O ensaio por líquidos penetrantes foi criado para detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc, podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.

N16 Inpseção por líquido penetrante LP2 Cópia N 1 Inpseção por líquido penetrante LP Cópia N 2 Inpseção por líquido penetrante LP3 Cópia

 

 

Particula Magnetica

O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas e semi-acabadas e durante as etapas de fabricação. O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético. Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração destas nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de pólos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade.

N 6 Ensaio de Particula Magnética Fluorescente PM Cópia N 17 Ensaio de Particula Magnética Fluorescente PM2 Cópia N 18 Ensaio de Particula Magnética Fluorescente PM3 Cópia N 19YOke para esnaiso de PM

 

 

Medição de Espessura por Ultrassom

O ensaio de medição de espessura por ultrassom se caracteriza como um método não destrutivo que tem por objetivo a detecção da perda de espessura decorrente de um processo corrosivo ou abrasivo nos mais variados tipos ou formas de materiais ferrosos ou não ferrosos.


N 4 Medição de espessura

 

 

Ultrassom Industrial

O ensaio por ultrassom, caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos. Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro-trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros.

N 3 Ultrassom Convencional N 20 Ultrassom Convencional 2

 

 

Teste por Pontos ( Reconhecimento de ligas )

O ensaio de teste por Pontos é um ensaio de identificação de materiais metálicos que consiste na aplicação de reagentes químicos em uma região de sua superfície previamente preparada. O reconhecimento do material se baseia nos efeitos de reações químicas, bem como nos resultados do teste do ímã (ensaio que se realiza em materiais metálicos pela aplicação de um ímã, classificando o material em magnético, levemente magnético e nãomagnético). Este ensaio pode ser aplicado em diversos equipamentos tais como interiores de válvulas, tubulações entre outros, desde que haja possibilidade técnica.

N 21 BLOCO PADRÃO PARA tESTEPOR PONTOS Cópia

 

 

Ensaio Visual de Solda

O ensaio visa garantir a preparação adequada da junta e a ajustagem das dimensões em conformidade com o projeto; fazer o acompanhamento durante a soldagem para corrigir possíveis erros; detectar descontinuidades inaceitáveis tais como falta de deposição ou reforços excessivos, mordeduras, trincas entre outros.

N 5 visual de solda N 15 Inspeção de solda e visula de solda calibre de soldaN 22 Inspeção de solda e visual de solda Hilo

 

 

Ensaio de Estanqueidade

O ensaio de estanqueidade é uma técnica de inspeção não destrutiva que permite a detecção de vazamento industrial na área de caldeiraria, tanques de armazenamento, tubulações, área nuclear, automobilística e vasos de pressão, com uso de caixa de vácuo (pressão negativa), capilaridade e pressão positiva. Os vazamentos ocorrem nas descontinuidades presentes em juntas soldadas, brasadas, coladas, rosqueadas, encaixadas ou seladas por pressão, bem como em flanges, tampas, válvulas e outros...

N23estanquiedade